PLANO DE AULA - NÚMEROS RACIONAIS E DECIMAIS
Disciplina: Matemática

Público alvo: 8ª série/ 9º ano ensino fundamental

Número de aulas previstas: 06
Tema: Números racionais
Conteúdo: Frações, porcentagens, operações com racionais, MMC, números decimais, decimais exatos, dízimas periódicas simples e compostas.
Objetivos gerais: Compreender as características dos números racionais e sua importância no cotidiano e as aplicações dos números racionais na forma de números decimais, principalmente na unidade monetária.
Habilidades: 
·        Reconhecer as diferentes representações de números racionais. (Grupo I).
·        Identificar a fração como representação que pode ser associada a diferentes significados. (Grupo I)
·        Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens" como décimos, centésimos, milésimos. (Grupo I)
·        Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação) (Grupo II)
·        Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação). (Grupo III)
·        Resolver problemas que envolvam porcentagem. (Grupo III)
Estratégias e metodologia: 
·        Pesquisa para estabelecer a diferença entre razão e fração.
·        Contextualizar as informações veiculados em meios de comunicação na forma de gráficos e/ou tabelas mostrando números na forma racional e decimal e suas aplicações (descontos, juros, acréscimos, entre outros)
·        Buscar em situações cotidianas o uso de números racionais, tanto na sua forma fracionária, quanto na sua forma decimal e até mesmo na forma de  porcentagem.
·        Análise da informação contida na notação decimal.
·        Disponibilização de panfletos de supermercados, contextualizando a aplicação de números decimais no cotidiano do aluno.
·        Utilização de Soroban (se possível, construir um seguindo a sugestão do Caderno aluno da 5ª série/6º ano volume nº1)
·         Uso de calculadora.
Recursos didáticos: Textos impressos, jogos e softwares sobre o assunto.
Avaliação: Os alunos serão avaliados de acordo com seus desempenhos durante as atividades, participação efetiva nas discussões e debates sobre o tema, contribuições relevantes acerca do conceito envolvido, atitudes e envolvimento durante as aulas.
Ao trabalhar o conceito de fração em razões e porcentagem com o 7º ano, certa vez li com os alunos alguns fragmentos do Livro de Malba Tahan - O Homem que Calculava. À medida que íamos lendo alguns "contos" da passagem  de Beremiz por Bagdá e os desafios que entrentava, sempre envolvendo algum cálculo ou raciocínio que exigia dele algumas estratégias para solucioná-los.
Quando cheguei no problema da divisão dos camelos que um pai deixou para seus três filhos cabendo uma parte de sua criação para cada um deles, passei o problema sem contar a eles a solução encontrada por Beremiz. O problema é assim: "esta passagem, Beremiz – o homem que calculava – e seu colega de jornada encontraram três homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos.
Por entre pragas e impropérios gritavam, furiosos:
- Não pode ser!
- Isto é um roubo!
- Não aceito!
O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
- Somos irmãos – esclareceu o mais velho – e recebemos como herança esses 35 camelos. Segundo vontade de nosso pai devo receber a metade, o meu irmão Hamed uma terça parte e o mais moço, Harin, deve receber apenas a nona parte do lote de camelos. Contudo, não sabemos como realizar a partilha, visto que a mesma não é exata.
Feito isso, deixei que eles sentassem em duplas para resolver esse problema da maneira que eles achassem melhor, até mesmo podendo mudar a parte que caberia a cada um dos filhos. Durante a discussão, uma das duplas percebeu que deveria ser uma divisão que fosse comum para todos, e, com isso, aproveitei  para trabalhar o conceito de MMC.
Precisei dar algumas dicas para que os alunos chegassem a uma conclusão e, depois, de algumas tentativas, uma das duplas chegou à solução encontrada por Beremiz e expôs para a sala suas conclusões.

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