PLANO DE AULA - NÚMEROS RACIONAIS E DECIMAIS
Disciplina: Matemática
Público alvo: 8ª série/ 9º ano
ensino fundamental
Número de aulas
previstas: 06
Tema: Números racionais
Conteúdo: Frações,
porcentagens, operações com racionais, MMC, números decimais, decimais exatos,
dízimas periódicas simples e compostas.
Objetivos
gerais: Compreender as características dos números racionais e sua importância
no cotidiano e as aplicações dos números racionais na forma de números
decimais, principalmente na unidade monetária.
Habilidades:
·
Reconhecer as diferentes representações de números racionais. (Grupo I).
·
Identificar a fração como representação que pode ser associada a
diferentes significados. (Grupo I)
·
Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma
extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de
"ordens" como décimos, centésimos, milésimos. (Grupo I)
·
Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição,
subtração, multiplicação, divisão, potenciação) (Grupo II)
·
Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (
adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação). (Grupo
III)
·
Resolver problemas que envolvam porcentagem. (Grupo III)
Estratégias e
metodologia:
·
Pesquisa para estabelecer a diferença entre razão e fração.
·
Contextualizar as informações veiculados em meios de comunicação na
forma de gráficos e/ou tabelas mostrando números na forma racional e decimal e
suas aplicações (descontos, juros, acréscimos, entre outros)
·
Buscar em situações cotidianas o uso de números racionais, tanto na sua
forma fracionária, quanto na sua forma decimal e até mesmo na forma de
porcentagem.
·
Análise da informação contida na notação decimal.
·
Disponibilização de panfletos de supermercados, contextualizando a
aplicação de números decimais no cotidiano do aluno.
·
Utilização de Soroban (se possível, construir um seguindo a sugestão do
Caderno aluno da 5ª série/6º ano volume nº1)
·
Uso de calculadora.
Recursos
didáticos: Textos impressos, jogos e softwares sobre o assunto.
Avaliação: Os alunos serão
avaliados de acordo com seus desempenhos durante as atividades, participação
efetiva nas discussões e debates sobre o tema, contribuições relevantes acerca
do conceito envolvido, atitudes e envolvimento durante as aulas.
Ao trabalhar o
conceito de fração em razões e porcentagem com o 7º ano, certa vez li com os
alunos alguns fragmentos do Livro de Malba Tahan - O Homem que Calculava. À
medida que íamos lendo alguns "contos" da passagem de Beremiz
por Bagdá e os desafios que entrentava, sempre envolvendo algum cálculo ou
raciocínio que exigia dele algumas estratégias para solucioná-los.
Quando cheguei no
problema da divisão dos camelos que um pai deixou para seus três filhos cabendo
uma parte de sua criação para cada um deles, passei o problema sem contar a
eles a solução encontrada por Beremiz. O problema é assim: "esta passagem,
Beremiz – o homem que calculava – e seu colega de jornada encontraram três
homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos.
Por entre pragas e impropérios gritavam, furiosos:
- Não pode ser!
- Isto é um roubo!
- Não aceito!
O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
- Somos irmãos – esclareceu o mais velho – e recebemos como herança esses 35 camelos. Segundo vontade de nosso pai devo receber a metade, o meu irmão Hamed uma terça parte e o mais moço, Harin, deve receber apenas a nona parte do lote de camelos. Contudo, não sabemos como realizar a partilha, visto que a mesma não é exata.
Por entre pragas e impropérios gritavam, furiosos:
- Não pode ser!
- Isto é um roubo!
- Não aceito!
O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
- Somos irmãos – esclareceu o mais velho – e recebemos como herança esses 35 camelos. Segundo vontade de nosso pai devo receber a metade, o meu irmão Hamed uma terça parte e o mais moço, Harin, deve receber apenas a nona parte do lote de camelos. Contudo, não sabemos como realizar a partilha, visto que a mesma não é exata.
Feito isso, deixei
que eles sentassem em duplas para resolver esse problema da maneira que eles
achassem melhor, até mesmo podendo mudar a parte que caberia a cada um dos
filhos. Durante a discussão, uma das duplas percebeu que deveria ser uma
divisão que fosse comum para todos, e, com isso, aproveitei para trabalhar
o conceito de MMC.
Precisei dar algumas
dicas para que os alunos chegassem a uma conclusão e, depois, de algumas
tentativas, uma das duplas chegou à solução encontrada por Beremiz e expôs para
a sala suas conclusões.
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