|
Plano de aulas:
|
Calculando com números racionais
|
|
Nível de Ensino:
|
Fundamental
|
|
Série/Ano:
|
6ª série/7º ano
|
|
Componente
curricular:
|
Matemática
|
|
Tema:
|
Números e operações
|
|
Duração:
|
Duas aulas de 50 minutos
|
|
Objetivos:
|
Representar, somar e subtrair frações
com denominadores iguais e diferentes;
Utilizar o cálculo de frações no
seu cotidiano;
Reconhecer frações por meio de
situações problema.
|
|
Conhecimentos
prévios:
|
Saber representar frações;
Conhecer e utilizar os algoritmos
da adição e subtração.
|
|
Atividade:
|
Jogo das frações:
Os alunos serão divididos em grupos
com 4 pessoas, cada grupo receberá 32 fichas e 1 dado;
Na sua vez, o aluno jogará o dado e
no caderno de matemática anotará qual a fração daquela jogada. Ex: o aluno
tirou o número 5 no dado, então a fração é 5/32, ele fará o registro da
jogada no caderno durante seis jogadas alternadas;
Ao final cada aluno somará suas
jogadas, como todas têm denominador igual a 32, bastará somar os
denominadores;
Ganha o jogo que tiver a maior soma
dos numeradores;
O objetivo não é vencer, mas a
disputa estimula o aprendizado;
|
|
Recursos:
|
Fichas de EVA;
Dado;
Caderno de matemática;
Multimídia.
|
|
Avaliação:
|
Observação do rendimento dos alunos
durante a atividade proposta;
Aplicação de exercícios de adição e
subtração de frações com denominadores comuns.
|
|
Observações:
|
A atividade proposta nessa aula
servirá como revisão do assunto, para que na sequência, os alunos avancem e possam
resolver situações-problema envolvendo frações.
|
|
Narrativa:
|
A “Divisão do Pão”, problema de
fração que aparece no vídeo “História da Matemática 1” (http://www.youtube.com/watch?v=ZXLDJ13lCBg&feature=related).
Nesse vídeo (aos 10 minutos) é
contada a história do surgimento das frações, através de uma
situação-problema.
|
Olá! Somos o grupo um, da turma 202 do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino da SEE de São Paulo. Criamos este blogue como espaço para relatos de experiências inesquecíveis de leitura e escrita. Conheça um pouco de cada de um de nós clicando nos perfis na coluna à direita. Convidamos todos vocês para esta viagem.
Plano de aulas - grupo 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário