Plano de aulas - grupo 1

Plano de aulas:
Calculando com números racionais
Nível de Ensino:
Fundamental
Série/Ano:
6ª série/7º ano
Componente curricular:
Matemática
Tema:
Números e operações
Duração:
Duas aulas de 50 minutos
Objetivos:
Representar, somar e subtrair frações com denominadores iguais e diferentes; 
Utilizar o cálculo de frações no seu cotidiano;
Reconhecer frações por meio de situações problema. 
Conhecimentos prévios:
Saber representar frações;
Conhecer e utilizar os algoritmos da adição e subtração. 
Atividade:
Jogo das frações:
Os alunos serão divididos em grupos com 4 pessoas, cada grupo receberá 32 fichas e 1 dado;
Na sua vez, o aluno jogará o dado e no caderno de matemática anotará qual a fração daquela jogada. Ex: o aluno tirou o número 5 no dado, então a fração é 5/32, ele fará o registro da jogada no caderno durante seis jogadas alternadas;
Ao final cada aluno somará suas jogadas, como todas têm denominador igual a 32, bastará somar os denominadores;
Ganha o jogo que tiver a maior soma dos numeradores;
O objetivo não é vencer, mas a disputa estimula o aprendizado;
Recursos:
Fichas de EVA;
Dado;
Caderno de matemática;
Multimídia.
Avaliação:
Observação do rendimento dos alunos durante a atividade proposta;
Aplicação de exercícios de adição e subtração de frações com denominadores comuns.
Observações:
A atividade proposta nessa aula servirá como revisão do assunto, para que na sequência, os alunos avancem e possam resolver situações-problema envolvendo frações.
Narrativa:
A “Divisão do Pão”, problema de fração que aparece no vídeo “História da Matemática 1” (http://www.youtube.com/watch?v=ZXLDJ13lCBg&feature=related).
Nesse vídeo (aos 10 minutos) é contada a história do surgimento das frações, através de uma situação-problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário